2015 Colher de Chá de Carinho criado por Deni Weiand com Wix.com

Tempero Caseiro

Antes de começar esta receita pesquisei para saber o que é realmente: Tempero, Condimento, Especiarias e Ervas aromáticas: 

Condimento é a substância (erva, legume, especiaria, sal, pimenta etc.) que é acrescentada a um alimento (antes, durante ou após o seu preparo ou na sua degustação), para emprestar-lhe sabor, aroma ou realçar o seu paladar.

As principais especiarias são pimenta do reino, canela, noz-moscada, cravo da índia, anis estrelado, baunilha, cardamomo, gengibre, coentro, pir piri (pimenta malagueta), mostarda em grão, açafrão, pimenta da Jamaica'

 Tempero é o nome que se dá ao conjunto de condimentos, cuja função é realçar o gosto do prato. Foram identificadas funções terapêuticas para alguns destes condimentos. São exemplos de temperos o sal, a canela, o coentro, o aneto, o alho, o louro, a pimenta e a salsa'.

O termo especiaria ou espécie (do latim species), a partir dos séculos XIV e XV na Europa, designou diversos produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, caule, raiz), de aroma ou sabor acentuados. Isto deve-se à presença de óleos essenciais. O seu uso distingue-as das ervas aromáticas, das quais são utilizadas principalmente as folhas'

As ervas aromáticas ou ervas-de-cheiro são plantas, normalmente de pequenas dimensões, cujas folhas e outras partes verdes soltam aromas que as tornam muito procuradas na culinária e outros usos domésticos e industriais. A hortelã, e principalmente a variedade hortelã-pimenta, além de ser utilizada como tempero de pratos salgados, é também consumida para aromatizar o chá e o seu extrato usado na fabricação de balas, creme dental, entre outros produtos.

Normalmente, na cozinha, as ervas aromáticas são utilizadas frescas, mas são também comercializadas secas, embora percam algumas propriedades. De qualquer modo, não devem confundir-se com as especiarias, que são em geral utilizadas secas e, muitas vezes, reduzidas a pó'.

 

Tempero Caseiro para substituir o sal nos alimentos.

 

Ingredientes:

2 colher (sopa) de manjericão

2 colher (sopa) de orégano

1 colher (chá) de cominho

1 colher (sopa) de sal rosa do himalia

Modo de preparo:

Muito fácil e prático é só misturar todos os ingredientes.  

Se quer ter mais trabalho passe no liquidificador para ficar bem fino, ou apenas com num pilão amasse os temperos.

Agora é só colocar num frasco de tempero e manter em local fresco e arejado.

Durabilidade: aqui em casa termina em 15 dias, pois uso todos os dias, mas a validade é de 6 meses.

 

Colher de Chá de Carinho: depois que comecei usar este tipo de tempero caseiro, percebi o quanto de sal que usava diariamente. 

Pode utilizar para temperar: feijão, carnes, arroz, risoto, bruschetta, tortas salgadas, pizzas, o que você desejar.

Esses  temperos que usei, são os meus preferidos, mas pode não ser os seus, então não deixe de fazer por isso. Faça de acordo com o seu paladar, pois em nossa gastrônomia temos uma variedade de temperos. O importante é usar temperos secos e desidratados, pela validade ser mais longa. 

 

Curta nossa Fan Page: Colher de Chá de Carinho

Please reload

  • Wix Facebook page
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Wix Google+ page
Posts Recentes:

Empanada sem glúten e lactose

1/10
Please reload

Please reload

  • Wix Facebook page
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Wix Google+ page

Inscreva-se no canal:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now