Chimia de Pêra do Sul
Acredito que você esta se perguntando o que é isso?!
Chimia, chimíer ou schmier¹ do dialeto alemão regional sulbrasilieiro, significa um doce de frutas pastosa, muito parecido com uma geléia de passar no pão.
No interior do Sul é comum encontrar agricultores preparando chimias de frutas em grandes tachos aquecidos por uma pequena fogueira ou no fogão a lenha. Já ajudei a preparar e claro, provar muitas chimias e posso dizer que nem se compara as industrializadas.
Como amo chimia de pêra, resolvi tentar fazer essa maravilha sozinha, mas com várias dicas e conselhos vindos do Sul.
Não é nada difícil, vamos por a mão na massa, ops: na pêra.. :) !
Ingredientes:
1/2kg de pêras descascadas
150g de açúcar
1/2 copo de água
Modo de preparo:
Primeiro lave, descasque e corte em pequenos pedaços as pêras.
Depois adicione numa panela de fundo grosso juntamente com a água. Leve para cozinhar em fogo baixo com a panela tampada até desmanchar as pêras ou com pedaços macios (se preferir uma geléia com pedaços).
Em seguida, coloque o açúcar e misture. Deixe cozinhar novamente até começar levantar borbulhas. Nesta etapa, é importante ficar mexendo com uma colher de pau para não grudar.
Todo esse processo dá cerca de 1 a 2 horas, tudo depende da sua paciência.
Para conservar sua chimia é preciso de um vidro com tampa esterilizados.
Esterilizar: colocar numa panela com água o vidro e a tampa para ferver por15 minutos . Retirá-los com cuidado da panela e deixar escorrer no pano de prato limpo o vidro com a boca virada para baixo até secar.
Com o vidro bem seco adicione a chimia (já fria), deixando um centímetro de espaço no vidro, para a geléia não encostar na tampa. Certifique-se que a borda do vidro esta limpa e então, tampe.
Conserve em local seco e fresco. Quando for consumir guarde na geladeira.

Colher de Chá de Carinho: agora é só desfrutar essa chimia fresquinha feita por voçê!
Tags: